1 de fevereiro de 2012

Cinco Princípios do Reiki


Os Princípios do Reiki são uma das grandes ferramentas para desenvolvimento do Ser Humano. Todos os princípios são espirituais e como tal, exige disciplina e nem todos estão preparados para isso.

A nossa fadiga é, frequentemente, causada não pelo trabalho, mas sim pela preocupação e pela raiva.
O sistema público de saúde é, na realidade, um sistema de doença. Somente 10% dos recursos são destinados à prevenção e o restante a tratamentos, quando o correto seria educar as pessoas sobre como agir, comer e viver de forma saudável. É mais fácil prevenir do que remediar e o Reiki dá uma grande importância a este facto. O Mestre Usui recomendava a observação diária dos Cinco Princípios de Reiki a fim de evitar doenças e desequilíbrios energéticos.

Tratamento para Corpo e Alma de Mikao Usui – Os Cinco Princípios:

Kyo dake wa (Só por hoje)…

…Okoru-na (Não se zangue – Seja calmo e tolerante)

…Shinpai suna (Não se preocupe – Confie na Vida)

…Kansha shite (Seja grato)

…Gyo wo hage me (Trabalhe afincada e honestamente)

…Hito ni shinsetsu ni (Seja gentil para com todos os Seres)


No corpo humano, quando há sobrecarga mental e emocional de preocupações, raiva, irritação ou nervosismo, as glândulas suprarrenais produzem maior sobrecarga de adrenalina à Esta, por sua vez, diminui o diâmetro interno dos vasos sanguíneos, fazendo com que o coração tenha de trabalhar mais para bombear o sangue necessário, aumentando a frequência cardíaca e a pressão arterial à Para responder ao aumento de atividade do coração, o fígado liberta glicose, aumentando a taxa de glicémica à Para enfrentar a hiperglicemia, o pâncreas liberta maior quantidade de insulina para o sangue à A insulina, enquanto enzima, estimula a metabolização de glicose, criando hipoglicemia, causando sintomas de cansaço, desanimo, transpiração,… Assim, um ataque de raiva ou excesso de preocupação gera um efeito no corpo físico, semelhante a 8 horas de trabalho! Se nos sintonizarmos com os Princípios do Reiki, evitamos a raiva e preocupação, não sobrecarregando o organismo com adrenalina e mantendo os vários órgãos equilibrados, minimizando o encadeamento de reações orgânicas prejudiciais à saúde.

Estes princípios, cada dia envolvem-nos um pouco mais, de acordo com a evolução da nossa consciência e trabalho de transformação. Esta é a importância na nossa Alquimia interior: a transformação do nosso chumbo interior (raiva e egoísmo) em ouro (amor, humildade e tolerância).

Kyo dake wa (Só por hoje)

O tempo, como o compreendemos, não existe. Tudo o que aconteceu está a acontecer: não há um antes, nem um depois, apenas um agora. Tudo existe neste mesmo momento e acontece de uma vez. Não há outro tempo para além do agora: o aqui e o agora é tudo o que existe.

O passado foi importante para que chegássemos até aqui, para que nos tornássemos quem somos. Cada pessoa que passou pela nossa vida, assim como as experiências que a vida nos trouxe, são importantes para o nosso crescimento. Porem, voltar ao passado é um gasto desnecessário de energia. O que fazemos hoje está relacionado com o que acontecerá amanhã. Podemos influenciar o futuro pelo modo como lidamos com o que está a acontecer agora.

Há pessoas que, em vez de viverem intensamente o momento presente, prendem-se ao passado ou projetam-se no futuro. A lembrança do passado rouba-nos metade do presente e a preocupação do futuro a outra metade. A lembrança das injúrias dura mais do que a dos benefícios.

Um dos aspetos mais perturbadores do ser humano é a ansiedade, que é uma excessiva preocupação em relação ao futuro. A maioria das pessoas preocupa-se tanto com o futuro que não desfruta o presente. Quando focamos a nossa atenção no amanhã, desligamo-nos do momento presente, entrando em estado de ansiedade e preocupação. Não devemos deixar passar a vida entre os dedos. Devemos deixar o passado no passado, sem reclamar por ele, consciencializando-nos dos erros e aprendendo com eles.

Só temos sucesso na vida quando perdoamos os erros e as deceções do passado. O Reiki é amor. O amor, e não o tempo, cura todas as feridas. Perdoar é um ato de amor e sempre foi uma boa escolha. Contudo, não basta perdoar, é necessário esquecer.

A melhor maneira de nos programarmos para o futuro é a de concentrarmos toda a nossa imaginação e entusiasmo na execução perfeito do trabalho de hoje, conforme nos ensinam os Princípios do Reiki. O bem que fizemos hoje, será a nossa alegria de amanhã. Cuide do presente, do hoje, para ter um amanhã melhor. Seja uma pessoa que procura o aperfeiçoamento diário. Se vivermos um dia de cada vez, viveremos melhor todos os dias da nossa vida. Os Princípios do Reiki ensinam-nos a viver plenamente cada um dos momentos de todos os dias.

Okoru-na (Não se zangue – Seja calmo e tolerante)

A raiva é uma emoção de emergência. É difícil não a ativarmos quando somos atacados. A ambição e o medo são as sementes da raiva e esta, por sua vez, é a semente do ódio. A raiva é uma emoção totalmente desnecessária ao processo de evolução da nossa consciência, uma vez que só serve para a limitar, assim como à perceção. É um estado de espirito negativo que produz formas-pensamentos doentios. Uma pessoa enraivecida está cheia de um poderoso veneno criado por ela mesma. Se não encontrarmos onde derramá-lo, irá fazê-lo dentro de si mesmo.

A raiva gera infelicidade e gera reações negativas físicas e emocionais. Prejudica a saúde do corpo, ofusca o entendimento e cega a razão. É uma fonte de destruição que se acumula nas nossas células. Bloqueia o chakra básico, diminuindo a nossa força física e a disposição energética, afetando os nossos ossos, coluna, intestino grosso, rins, próstata e dentes. Causa a libertação de hormonas endócrinas que atrofiam o cólon intestinal, contraem a vesicula e o duodeno. A raiva também produz a congestão hepática devido à alteração do ritmo cardíaco ou da circulação sanguínea. Com ela, a energia da força vital alimenta um estado de improdutividade e não de criatividade. Perdemos muita energia com a raiva.

Não diga que não está em paz porque não o deixam em paz. A paz é um estado interior. Ninguém é culpado pelas nossas emoções, pela nossa raiva. Só se enraivece quem não sabe usar a razão.

Não pode mudar um acontecimento exterior, mas pode transformar a experiência interior. Podemos atenuar as nossas reações, experimentando-as de uma maneira tão forte que formam uma armadura de músculo e tensão. Daí a importância da meditação, da atividade física, do Reiki, da massoterapia, do relaxamento,… muitas vezes, no momento em que estivermos com raiva, se procurarmos gritar à vontade ou bater numa almofada de areia, podemos libertar energia, para que não nos causem danos. É sábio sairmos de perto de quem ou do que nos causou essa raiva, até nos acalmarmos, não reagindo impulsivamente.

Shinpai suna (Não se preocupe – Confie na Vida)

O prefixo “pré” significa anterioridade. Preocupar-se é ocupar-se com algo antes que aconteça. É sofrer por antecipação e é uma das piores formas de atividade mental. É inútil. Preocupar-se é estar inseguro na vida, é não confiar que todas as coisas acontecem de acordo com um propósito divino e universal. As preocupações surgem das nossas questões acerca do futuro. Esta é causada pelo nosso ego, empobrecendo-nos. O ego detesta duas coisas: ser contrariado e ser criticado. Um grande ego é sempre um candidato a um grande sofrimento. Por trás de uma vítima, há sempre um ego ferido e a dor do ego é muito pior do que a dor física. 

O ego faz-nos sofrer porque é pequeno e limitado. Enquanto houver ego, haverá violência entre as pessoas.
Preocupação em excesso transforma-se em medo e tristeza e esta é um veneno para o nosso corpo. Assim como a raiva bloqueia o chakra básico, a preocupação obstruí o chakra do umbigo (ligado ao corpo emocional), responsável pela nossa alegria de viver.

Seleccione os seus pensamentos, a sua mente não é um depósito de lixo e tente não interferir na cronometragem universal da vida. Viva o hoje, espere o melhor da vida e quando acontecer algo negativo, aceite-o como uma lição.

Kansha shite (Seja grato)

A gratidão é a mais bela flor que brota da alma. Palavras de gratidão doces de escutar e difíceis de pronunciar. Sermos gratos por tudo o que a vida nos oferece é, certamente, uma tarefa bastante difícil. Muitas pessoas acham que têm muito pouco ou nada para agradecer. Encaramos como óbvias muitas coisas que, na verdade, são um presente: a vida, o planeta, o sol que brilha e nos aquece, o ar que respiramos, animais, as plantas que nos alimentam. Precisamos de estar cientes das incontornáveis dádivas que o Criador nos concedeu.

Se se focaliza no que não tem, continuará na carência. Quando nos colocamos permanentemente em atitude de gratidão, sentindo-nos gratos não apenas pelo que recebemos, mas pelo que somos e sabemos, começamos a atrair, magneticamente, a abundância e nada mais nos fará falta.
A postura correta não é suplicar, mas agradecer. Agradeça até aos seus inimigos, aos que o criticam, pois eles podem ser de grande utilidade.

Gyo wo hage me (Trabalhe afincada e honestamente)

Devemos ocupar o nosso tempo a crescer, a desenvolver as nossas atividades e os nossos talentos. Se vencermos a preguiça, damos o primeiro passo rumo ao trabalho produtivo. Se vencermos a impaciência, damos o segundo.

As pessoas crescem pelo trabalho, aprendem com o trabalho e com a vida prática. É preciso que nos apliquemos nesse trabalho, com boa disposição e entusiasmo, aprendendo a ser calmamente ativos.

Hito ni shinsetsu ni (Seja gentil para com todos os Seres)

Ser gentil com os outros é sinónimo de ser gentil consigo mesmo. Jesus disse: “Faz aos outros o que queres que te façam” e ainda “Ama o próximo como a ti mesmo”.

Somos donos da nossa vontade e do nosso livre arbítrio, livres para agir e semear, em benefício ou prejuízo da coletividade, mas implacavelmente obrigados a recolher o resultado plantado. As pessoas respondem pelas consequências das acções.

Ser gentil com as pessoas não significa necessariamente deixá-las fazer o que querem, não significa apagar a palavra “não” do nosso vocabulário.

Einstein afirmava o seguinte: “A vida é como atirar uma bola à parede: se for atirada uma bola azul, ela volta azul; se for atirada uma bola verde, ela voltará verde; se for atirada uma bola fraca, ela voltará fraca; se for atirada uma bola com força, ela voltará com força. Por isso, nunca atire uma bola na vida, que não esteja pronto/a a recebê-la”.

As palavras são a droga mais poderosa usada pela humanidade. A qualidade interior de uma pessoa é revelada pelo que sai da sua boca. Seja humilde. Devemos procurar respeitar todos com humildade, pois é respeitando que somos respeitados.

Não condene o seu próximo, pois não sabe o que faria no lugar dele. Quando julga os outros, não os outros, não os define, define-se a si mesmo. Examinando os seus defeitos, aprende a aceitar os dos outros.

Criticar é uma espécie de vício da mente e é um enorme desperdício de energia. O Método de Reiki é um caminho para a sabedoria, que nos ensina a respeitar a vida e todas as criaturas. Esse princípio de Reiki ensina-nos que tudo está vivo, que tudo vibra, que qualquer criatura tem a sua própria vida e que é expressão do Criador. A Mãe Terra está viva e respira e tudo o que a compõe são criações divinas. Somos energia coletiva da mesma Fonte e só existe uma única Energia, que se individualiza em muitas partes. Se destruirmos a Natureza estaremos a destruir-nos, porque tudo é Unidade.

A humanidade recebeu tudo o que precisa para viver em harmonia, respeito, amor e unidade. Uma espécie não pode sobreviver sem a outra. Quem destrói uma árvore, destrói parte da sua própria vida. Depois do último fruto, e do último envenenamento, o Ser Humano perceberá que o dinheiro não se come.