6 de janeiro de 2012

Reiki Nível I - o Shoden ou o Despertar


No Shoden, ou seja, no Nível I de Reiki, o aluno fica apto a curar-se e trabalhar consigo próprio e, dependendo dos Mestres, com os outros. Ele é caracterizado pelo aprendizado da aplicação do Reiki presencial, isto é, através do toque, do contacto das mãos

Essencialmente, o REIKI é um método simples e acessível a qualquer pessoa, sem dogmas ou conceitos filosóficos, não dependendo de qualquer tipo de crença ou conceção religiosa para promover a harmonia e a perfeição em qualquer dos níveis do ser humano.

O Reiki é largar as velhas dependências do ego e aprender a caminhar mais vazios dos medos, superstições, preocupações e poderes.

Todas as pessoas podem aprender Reiki, embora a sua simplicidade possa levar a que se duvide da sua eficácia. Na realidade, todos somos canais de Reiki, pois o Sistema Energético faz parte de constituição de qualquer Ser Humano.

Nos primórdios da Humanidade, os nossos circuitos energéticos estavam limpos e funcionavam plenamente. Mas a individualização exagerada e a ilusão do poder deu origem ao egoísmo e ao orgulho. Devido a isto, os canais enfraqueceram e esquecemos a nossa origem divina.

O Reiki é uma das muitas formas de usar conscientemente a Energia que está em tudo o que nos rodeia. Ser reikiano é fazê-lo conscientemente, mas não só. Ter consciência de que esta energia existe, é ter consciência da interação energética que existe a cada instante e da influência que exerce em nós e na nossa vida.

No Nível 1, o reikiano passa por um processo de limpeza que dura vinte e um dias. Neste nível, a transmissão da energia Reiki acontece pelo contato direto, através das mãos do terapeuta sobre nós mesmos ou sobre o paciente. Há Níveis 1 em que se pode efetuar auto-tratamento e tratamento aos outros. Outros Mestres, optam por dar só o auto- tratamento, ficando o tratamento aos outros para o segundo nível. É uma ideia que faz sentido, uma vez que antes de passarmos energias para os outros, devemos ter apreendido o maior conhecimento e experienciado o mais possível.

Os iniciados nesse nível captam a energia cósmica através dos chakras que sai pelas mãos quando as colocamos sobre aqueles que devem recebê-la.

Na Iniciação Sagrada recebem-se, igualmente, símbolos sagrados e, por vezes, Mantras (som ou palavra sagrada) e aprende-se como os utilizar na transmissão do Reiki.

Ser Reikiano e Iniciações

Ser reikiano não é só aplicar a Energia Universal conscientemente, mas aplicá-la em cada passo do nosso caminho, experienciando da melhor forma possível os acontecimentos, na sua interação com o mundo. O trabalho com o REIKI é essencialmente um trabalho de Amor. É uma integração do Amor Incondicional e da Sabedoria Universal.

Trata-se de ligar o próprio coração ao coração da vida e ser um canal consciente dessa fusão vital. Não basta ser apenas um canal Reikiano. É necessário ser um Reikiano repleto de amor, para que o Amor Maior possa fundir-se no coração e na consciência e daí jorrar a luz de cura e amor para os homens.
Na origem da humanidade, o ser humano mantinha os seus canais de energia intactos, gerando felicidade e harmonia. Com o processo de esquecimento da nossa origem, face à extrema individualização do ser humano, a evolução do egoísmo e orgulho, enfraquecemos esses canais de ligação. Deixamos de usá-los e passámos a não receber toda a energia necessária para o nosso bem-estar. Passámos a reter somente a energia vital (ki), indispensável ao sustento do nosso processo biológico. Mikao Usui descobriu como nos religar à Energia Primordial do Universo.

Muitos têm medo quando se defrontam com uma situação desconhecida. Entretanto, nada no Método Reiki inclui que o processo iniciático pode prejudicar alguém. A Energia Reiki vem diretamente da mais alta Fonte Espiritual e as iniciações devem ser tratadas com o maior respeito.

A sintonização (iniciação) é um presente, um verdadeiro milagre! Quando um novo reikiano é despertado, dá-se um ritual sagrado de grande beleza. Esse processo maravilhoso torná-lo-á, para sempre, num canal de Reiki. Muda para sempre a sua vida de maneira positiva e profunda e acende uma luz num ambiente escuro.
Uma vez estabelecida a ligação, as mãos irradiam energia! Durante o ritual, há uma ligação do individuo a níveis mais elevados de consciência e à Fonte Ilimitada da Energia Universal e uma ativação do chakra coronário, fazendo com que a nossa vibração e frequência aumentem e se transformem, passando para níveis mais elevados. Este processo, além de ampliar a nossa consciência, gera uma transformação proveniente do deslocamento do nosso centro de equilíbrio energético do chakra do plexo solar para o cardíaco. Ficamos mais generosos, humildes e tolerantes. A iniciação cria um canal para a Energia Cósmica fluir. Ela ativa os chakras coronário, cardíaco e o da palma das mãos, para usá-los na canalização de energia Reiki. O momento de iniciação é de respeito e interiorização profunda.
Para que o corpo se torne mais sensível e perceba melhor o processo iniciático, o ideal é que não esteja sobrecarregado com substâncias que diminuem a capacidade preceptiva, como carne vermelha, álcool ou drogas. Dessa forma a iniciação poderá ser vivenciada conscientemente e as mudanças serão percebidas com maior intensidade.

É sabido que o corpo vivo do ser humano ou de um animal irradia calor, mas junto com este calor ele também emite uma energia especial que traz, em si, o princípio de vida.

Existem várias terapias e filosofias que trabalham com os campos energéticos humanos, com energia e com cura. A diferença entre estes trabalhos e o Reiki, reside no facto de que a pessoa que está sintonizada como agente de cura Reiki, tem os canais de energia do seu corpo abertos e livres do bloqueio pela iniciação que recebeu em Reiki.

Com isso ela não só recebe um aumento de energia vital para sua própria cura, como também se liga à fonte de toda a energia universal. Durante o treino o aluno passa por iniciações e por um conjunto de instruções, conhecimentos, sinais e toques energéticos que lhe dão as condições necessárias e imprescindíveis para prosseguir o seu caminho na senda da evolução e para auxiliar outras pessoas neste mesmo caminho.

Algo de fantástico nesta técnica, é a necessidade do agente de cura, usar de um recurso fantástico: O Amor Universal.

No momento da Iniciação, os canais de cura do nosso corpo, responsáveis pela captação e distribuição de Energia, são reativados e passam a funcionar. A partir desse momento, ficam ativos para o resto da vida. A Sra. Takata, comparava a necessidade de Iniciação com o exemplo de um aparelho de televisão que tinha de ser sintonizado antes de emitir os canais desejados. A Iniciação é um momento único e de grande beleza interior, que pode ser considerado como uma das coisas mais sagradas que temos.

A prática de Reiki leva-nos a uma profunda transformação lenta e progressiva, requerendo paciência e sobretudo, persistência, além da força de vontade e coragem para vencermos o medo e inseguranças. As Iniciações devem ser consideradas com o maior respeito e só podem ser transmitidas por um Mestre de Reiki devidamente treinado e credenciado. Por ser um momento único e sagrado, não deve ser interrompido.

Muitas pessoas consideram o momento da Iniciação como um dos mais importantes e significativos das suas vidas!

Após a Sintonização, todas as pessoas ficam capacitadas para canalizar Energia Vital Cósmica e poder transmiti-la através das suas próprias mãos, pelo simples facto de as colocar em si próprias ou nos outros e em tudo onde existir vida. Como o Reiki não depende da vontade própria e pessoal, não é necessária nenhuma atitude mental específica de visualização ou qualquer outra. Eu, pessoalmente, faço-o porque gosto, porque o sinto e porque me ajuda. Mas o sucesso do tratamento não depende disso.

Neste nível, são ensinadas as posições básicas de autotratamento, que deverão ser praticadas diariamente. O aluno pode também receber Reiki para facilitar a limpeza dos canais energéticos que foram abertos.

À medida que se vai praticando, começam a surgir os efeitos positivos que manifestam através do aumento da autoconfiança e confiança pela vida, da criatividade e intuição, de coragem e clareza mental, de vitalidade e força interior.