13 de janeiro de 2012

HO'OPONOPONO


Ontem, pela primeira vez, tive a oportunidade de conhecer uma técnica de cura e de limpeza nova. O nome é engraçado e fica no ouvido, a técnica tem tanto de simples como de poderosa! Quis saber mais e decidi explorar! Deixo o resultado das minhas leituras.

Em Havaiano, Hoo significa “causa” e ponopono “perfeição”, portanto Ho’oponopono significa “corrigir um erro” ou “tornar certo, curar, transformar, recuperar”. Este é um dos caminhos que permitem o sonho acontecer. Esta é uma técnica de limpeza emocional, mental e de qualquer negatividade em todos os níveis, criada por uma terapeuta havaiana, Kahuna Morrnah Simeona, e divulgada pelo Dr. Ihaleakala Hew Len.

Conta a história que Dr. Hew Len, conseguiu curar um pavilhão inteiro de doentes mentais que haviam cometido crimes, utilizando esta simples técnica. Essa história chegou ao conhecimento de Joe Vitale, um conhecido escritor americano, autor de vários bestseller de auto- ajuda, que ao início duvidou da veracidade deste acontecimento e começou uma investigação à cerca do assunto. Foi até o Havaí, fez um workshop e investigou a história, constatando que era real e verdadeira.

O melhor de tudo é que o método é muito simples e pode ser usado por qualquer pessoa, para melhorar a vida em todos os aspectos! Como é usado? Como deve ser feito? Vamos ver!

 Já ouvimos muitas vezes que criamos nossa realidade, que o mundo é um reflexo de quem somos, que somos todos um, que tudo começa e termina em nós. A primeira coisa que devemos conseguir, é a de assumir total responsabilidade por tudo que nos acontece e a partir daí entender que também podemos dissolver os padrões que atraem essas situações para as nossas vidas. É percebermos que o que nos aparece fora é só um reflexo do que está dentro de nós mesmos. Ao entender que somos responsáveis por tudo aquilo que nos acontece, é uma chave para uma preciosa libertação, uma vez que se fomos nós que criamos uma determinada experiência, também podemos libertá-la. Nunca estamos na dependência do outro, a não ser que queiramos manter a postura de eternas vítimas acerca de tudo o que nos acontece.

Quando nos damos conta disso, não pode voltar a dizer: "A culpa é dele, que me enfurece!" Como é que ele pôde enfurece-lo(a) se é você que controla as suas emoções e se elas estão embutidas em si? Compreender que isto muda o modo de se relacionar com o mundo e de lidar com a tensão.

Para tornar isto tudo mais fácil, vou falar-lhe de um processo de cura e perdão criado por uma tribo havaiana, a dos Kahunas: Ho´oponopono. Este processo consiste em curar e perdoar primeiramente a si mesmo, porque somos espelhos do mundo, o mundo reflecte os nossos pensamentos e acções, as pessoas reflectem os nossos pensamentos, acções, emoções e comportamentos.

E porque somos humanos, temos de ter consciência que o perdão é um processo, não é um fim em si mesmo. Estamos sempre a precisar de perdoar algo, seja em nós mesmos, nos outros, ou em alguma coisa. Portanto, tenha em mente que hoje é um bom dia para perdoar.

Se tem vontade de melhorar a sua vida, deve cura-se e perdoar-se. Se deseja curar ou perdoar alguém, pode fazê-lo curando-se a si mesmo.

Ao por em prática o Ho’oponopono está a pedir ao Divino para limpar, purificar a origem dos seus problemas, que são as recordações, as memórias que se repetem na sua Mente Subconsciente. Deste modo, neutraliza a energia que associa a determinada pessoa, lugar ou coisa. No processo esta energia é liberta e transmutada em pura luz pela Divindade. Pura Alquimia! E dentro de si, o espaço liberado é preenchido pela luz da Divindade.

Então, no Ho’oponopono não há culpa, não é necessário reviver sofrimento, não importa saber o porquê do problema, de quem é a culpa ou a sua origem. A sua responsabilidade está em não permitir que o padrão se repita, gerando mais problemas em si.

Hooponopono é um dos métodos de auto-cura mais efectivos que existe, porque se baseia no amor expressado através de palavras para chegar até ao seu subconsciente, que é onde residem as memórias que obstaculizam os processos vitais.

Como fazer

Ho’oponopono libera-nos da ilusão que significa pretender modificar os comportamentos dos demais. É a prática interior e individual que limpa e transmuta as memórias do passado que penetram constantemente na nossa mente, transformando-a em pura luz, de maneira que chegue a nós a inspiração da Divindade.

Esta é uma terapia dirigida à Divindade que há em nós, ao Deus/Deusa que somos e de igual maneira a toda a humanidade com a sua história de sofrimento que é exactamente quem nós somos.

No momento que sentir algum incómodo ou tiver alguma preocupação ou aborrecimento em relação a uma pessoa, lugar, acontecimento ou coisa, inicie o processo de limpeza, pedindo:

“Divindade, limpa em mim as memórias que estão a causar este problema. Transmuta-as em pura luz”

E depois, diga várias vezes (as que achar necessárias): “Sinto muito. Perdoa-me. Sou grato(a). Amo-te”. Deixe que a sua intuição o/a guie.

Quando diz “Sinto muito” está a reconhecer que algo (não importa se saber o quê) penetrou no seu sistema corpo/mente. Está a pedir o perdão interior pelo o que lhe trouxe aquilo.

Ao dizer “Perdoa-me” está a pedir para ser ajudada a perdoar-se.

Sou grato(a)” é a sua expressão de gratidão, de fé em que tudo será resolvido para o bem maior de todos envolvidos.

Amo-te” transmuta a energia bloqueada (que é o problema) em energia que flui, religando-o(a) ao Divino.

A partir deste momento o que acontece a seguir é determinado pela Divindade, pode ser inspirado a tomar alguma acção, qualquer que seja, ou não. Se continuar com alguma dúvida, continue o processo de limpeza e logo terá a resposta que precisa.

Lembre-se sempre que o que vê de errado no próximo também existe em si, e que toda cura é uma auto cura, seguindo a ideia de que somos todos um. Na medida em que melhora o mundo também melhora em si mesmo. Assuma esta responsabilidade!

Aqui está a oração original da Kahuna Morrnah Simeona, criadora do Processo Ho’oponopono:

Divino Criador Pai, Mãe, Filho, todos em Um,
Se eu, minha família, os meus parentes e antepassados
Ofendemos tua família, parentes e antepassados
Em pensamentos, palavras, factos ou acções
Desde o inicio de nossa criação até o presente;
Nós pedimos o teu perdão
Deixe que isto se limpe, purifique, libere
E corte todas as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas
Transmuta essas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.
Para limpar o meu subconsciente
De toda a carga emocional armazenado nele,
Digo uma e outra vez durante o meu dia
As palavras chaves do Hooponopono
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, eu amo-te.

Declaro-me em paz com todas as pessoas da Terra
E com quem tenho dívidas pendentes
Por esse instante em seu tempo
Por tudo o que não me agrada de minha presente vida
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Eu libero todos aqueles de quem acredito
Estarem a receber danos e maus tratos
Porque simplesmente me devolvem
O que eu os fiz antes
Em alguma vida passada
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Ainda que me seja difícil perdoar alguém
Eu sou quem pede perdão a esse alguém agora
Por esse instante em todo tempo
Por tudo o que não me agrada de minha vida presente
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Por este espaço sagrado que habito dia a dia
E com o qual não me sinto confortável com isto
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Pelas difíceis relações das quais guardo somente lembranças más
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Por tudo o que não me agrada na minha vida presente
Na minha vida passada, no meu trabalho
Ou o que está ao meu redor
Divindade, limpa em mim o que está contribuindo com minha escassez
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Se o meu corpo físico experimenta
Ansiedade, preocupação, culpa, medo, tristeza, dor...
Pronuncio e penso: as minhas memórias, eu amo-te
Estou agradecida pela oportunidade de libertá-los a vocês e a mim
Eu sinto muito, perdoa-me, obrigado, amo-te.

Neste momento afirmo que ...te amo.
Penso na minha saúde emocional
E na de todos os meus seres amados...amo-te
Para minhas necessidades e para aprender a esperar sem ansiedade, sem medo
Reconheço as memórias aqui.....sinto muito, amo-te.
A minha contribuição para a cura da Terra
Amada Mãe Terra, que és quem Eu sou
Se eu, a minha família, os meus parentes e antepassados
Te maltratamos com pensamentos, palavras, factos e acções
Desde o início de nossa Criação até o presente
Eu peço o teu perdão
Deixa que isto se limpe, purifique, libere e corte todas
as memórias, bloqueios, energias e vibrações negativas.
Transmuta estas energias indesejáveis em pura luz. E assim é.

Para concluir, faço do teu conhecimento
Que esta oração é minha contribuição
À tua saúde emocional
Que é a mesma minha
Então esteja bem.
E na medida que tu vais-te curando, eu te digo que
Eu sinto muito pelas memórias de dor que comparto contigo.
Peço-te perdão por unir o meu caminho a ti para curar
Dou-te as graças porque estás aqui por mim
E amo-te por ser quem és.

Faça esta oração em relação a qualquer problema com qualquer pessoa. Ao se fazer o apelo ao Divino Criador estamos a dirigir-nos à divindade que existe dentro de todas as pessoas, que é a extensão do Divino.

Ho’oponopono

1. O universo físico é uma realização dos seus pensamentos.
2. Se os seus pensamentos são cancerosos, eles criam uma realidade física cancerosa.
3. Se os seus pensamentos são perfeitos, eles criam uma realidade física que transborda AMOR.
4. É 100% responsável por criar o seu universo físico como ele é.
5. É 100% responsável por corrigir os pensamentos cancerosos que criam uma realidade doente.
6. Não existe lá fora. Tudo existe como pensamentos na sua mente.

Para fazer download do e-book, clique aqui.