9 de janeiro de 2012

Artes Divinatórias - Quiromancia


O conde Louis Hamon nasceu em Novembro de 1866, na periferia de Dublin, Irlanda, e morreu em 1936, em Hollywood, EUA, para onde se mudou na década 30, tornando-se consultor esotérico de vários artistas. Antes, porém, viveu vários anos na Índia. Além da vidência, possuía também o dom da psicometria.       

Apelidou-se Cheiro (pronuncia-se Quíro, de quiromancia - chere: mão, em grego) escreveu livros de profecias, quiromancia e numerologia mística sistema Caldeu. No século XIX, o número de pessoas que lêem o destino na palma da mão não cessa de aumentar. Um dos mais famosos leitores da mão da época foi, sem dúvida, o conde Louis Hamon. Este deveu a sua reputação ao facto de acertar com uma precisão espantosa e de ter adivinhado o caso amoroso e a abdicação do rei Eduardo VIII, cinco anos antes dos acontecimentos.

Muitos estudos científicos foram efectuados em França, nessa altura, por professores e académicos. Estes trabalhos constituíram a base de estudos posteriores, feitos por psicologistas na Europa e na América no século XX. Muitos dos quiromantes contemporâneos encaram o seu trabalho de forma científica, segundo regras nítidas e reconhecidas, mas o aspecto misterioso da quiromancia como arte mágica de ler a sina, continua a existir.

Como ler a Sina na Mão

Mão Activa: É a mão dominante, aquela em que o operante, mais usa. Mostra o que a pessoa faz com as suas potencialidades.
Mão Passiva: É a mão que mostra a tendência do indivíduo, o seu passado, até o que poderia ser feito e que não está a ser aproveitado.

Tipos de Mãos

Mão Elementar: quem possui este tipo de mão, são pessoas com instintos primitivos, pessoas que só buscam a satisfação básica da vida. Lutam apenas pela sobrevivência. Ser grosseiro, com desenvolvimento intelectual fraco, fraca imaginação, e vivem para comer, beber e dormir.

Características: Mão rude, dedos truncados, curtos, fortes feitos para o trabalho braçal, vivem para satisfazer os seus instintos básicos.
Personalidade: Pessoa rápida, prática, tem muita força de vontade, enfrenta os problemas da vida, não tem medo das dificuldades e encara a dor com muita coragem.


Mão Quadrada: O tipo quadrado é assim chamado porque a palma tem a forma de um retângulo e o aspecto geral da mão é retangular. A base do pulso forma uma linha reta assim como a base dos dedos e o lado da mão. Os dedos também tem um aspecto retangular. Entretanto, o polegar é geralmente longo, bem formado, alto sobre a palma e bem para fora. São pessoas práticas, lógicas, materialistas, pouco imaginativas, não são idealistas, confiam naquilo que veem, usam a razão pura. Contudo são trabalhadores, sérios, dão duro, não tem medo do trabalho. Porém aparentemente parecem religiosas em alguns casos, pois são tradicionais, sociais, mas seguramente são mais superticiosas.

Personalidade: Ordeiro, segue as regras,  mãos realistas. Sabe enfrentar as agruras da vida. É mão de quem põe a mão da massa com organização e coerência.

Mão filosófica: Quem tem esse desenho de mão, são pessoas voltadas para a filosofia, pessoas solidárias, inclinadas ao ascetismo, religiosos, de movimentos espiritualistas, místicos, monges, voltados a arte e ciências. Porém, quando a MÃO É RETANGULAR e o dedos filosófico, temos um tipo de pessoa prática, com base na razão cientifica e ao mesmo tempo altamente espiritualistas.

Características: Os dedos nodosos revelam a pessoa é minuciosa. Mão longa, dedos longos, fina, ossuda, nodosas nas articulações,  revelam que essas pessoas gostam de estudar e ler. Pessoa minuciosa.
Personalidade: Monges, estudiosos, tradutores, estudiosos e meticulosos, pintores, músicos, ocultistas, alquimistas, geralmente quem tem essa mão não se preocupa com as riquezas materiais. Contudo é mão de pessoas com um alto grau de inteligência.


Mão espatulada: Grandes trabalhadores, nervosos, ativos, pessoa prática, porém são levadas pelos impulsos, obsessivas e violentas em alguns casos.

Características: Activos, nervosos, pontas de dedos em forma de espátula, mãos irregulares, dedos largos e achatados, palma da mão irregular.
Personalidade: Extrovertido, pessoas de acção, dinamismo, impulsivas, criativas, pés no chão, realistas, inovadoras, tenazes e autoconfiantes.

Mão Cónica ou Artística: É uma mão graciosa, com dedos afilados, sensíveis, de pessoas com vocações artísticas, amor pela arte e beleza.

Características: dedos bem desenhado, bem torneados, suaves, pele fina, quando a mão é gorda, fraca, flexível, indica pessoa teórica, sem capacidade de terminar na prática seus sonhos e idealizações, porém sensual, com apetite sexual acima da média.  Quando a mão é mais firme, indica pessoa que sabe explorar as suas capacidades artísticas.
Personalidade: Românticas, sentimentais, impulsivas, intuitivas. Preguiça para o trabalho pesado, pessoas com essas mãos, desistem de trabalhos que exigem força de trabalho manual pesado. Indolência natural,  dificulta resultados imediatos que exige trabalho metódico. Pessoas com essas mãos criticam mais do que criam.

Mão Psíquica  ou Idealista: Mãos dos místicos, sensitivos, idealistas, espiritualistas. Impressionáveis em  casos negativos, pessoas superticiosas e fanáticas.

Características: Dedos longos e afinados, tanto a mão como os dedos, são arredondados sem nódulos.
Personalidade:
Não feitas para o trabalho pesado, essa pessoa ignora o lado prático da vida material. Possuem dificuldades em se adaptar à vida material. Em caso de negativismo na sua vida pessoal, desesperam-se e põem fim a própria vida, suicidando-se revelando fraqueza psíquica

Mão Mista: São mãos irregulares, pois traz várias misturas caracterizando pessoas versáteis, combina várias pessoas numa só, é uma mão bem comum.

Características: Dependendo da combinação prevalece o número maior de tipos, se os dedos indicador, e o maior mais o polegar, forem espatulados, prevalece o espírito prático, se forem idealistas, prevalece o idealismo se forem quadrados, se forem cônicos, troncudos, nodosos, enfim existe uma série de interpretações neste tipo versátil de mão.
Personalidade: Pessoas versáteis, se adaptam ao meio em que vivem com mais facilidade. Geralmente essas pessoas, fazem várias coisas ao mesmo tempo.


Tamanho das Mãos

Verifica-se a mão em relação ao tamanho do corpo, por isso elas devem ser vistas pelo conjunto da obra, uma pessoa pequena pode ter mãos grandes que seriam pequenas num a pessoa grande, portanto o senso de observação deve ser levado em consideração, pelo leitor.

MÃOS PEQUENAS:
Pessoas de visão abrangente, voltadas para a globalização das coisas e situações.
MÃOS GRANDES: Pessoas meticulosas, detalhistas, mãos de artistas, de técnicos como dentistas, pessoas que lidam com a precisão dos dedos. Porém se são mãos muito grandes, demonstram seres bizarros, esquisitas, fora do contexto em que vivem, tornando-se antisociais e até agressivas.
MÃOS ESTREITAS: Demonstram pessoas com pouca visão do mundo, vivem num mundo radial que tem poucos metros periféricos. Rigidez nas idéias, preconceitos, falso juízo, e essas caracteristicas se acentuam  quando a mão é pouco flexível.
MÃOS LARGAS: Demonstram pessoa com capacidade de integração, mente aberta, positivas, receptivas, adaptabilidade, se a mão for muito flexível, indica pessoa que muda de idéia, concorda facilmente, já as mãos rígidas, pertencem a pessoas que dificilmente mudam de opinião, teimosas.
MÃO FINAS: Quando trazem uma cavidade no centro, são de pessoas sem auto-confiança, que não sabem se defender sozinha, não conseguem viver só. Pertencem a pessoas tímidas, introvertidas e em alguns casos pessimistas.

 Linhas da Vida
É a que contém informações fundamentais, como doenças, transformações e acontecimentos marcantes, podendo ser:

Curta e forte: não indica vida curta como muitos pensam, mas sim boa saúde, pois essa pessoa cuida da sua alimentação e pratica actividades físicas regularmente. Também representa perseverança e muita dedicação.

Longa e clara: essa pessoa adoece facilmente por não cuidar dos seus hábitos alimentares, mas tem óptima resistência.

Ligada à linha da cabeça : indica alguém cuidadoso, que pensa muito antes de agir e que sempre estar certa de onde pisa.

Linha da Cabeça

É a linha da inteligência, da memória e também revela a saúde mental. Pode apresentar-se das seguintes formas:

Longa : indica boa capacidade de raciocínio. Quanto mais longa, mais inteligente é a pessoa.
Curta : aponta para uma mente inteligente e que sabe lidar com os acasos do destino. Também indica praticidade e eficiência no trabalho.

Forte e bem definida: revela uma pessoa de óptima memória e com ousadia para impor suas ideias. Também indica eficiência para exercer liderança.

Fraca e com interrupções: aponta uma pessoa distraída, com dificuldade em se concentrar. Esta pessoa deve se esforçar muito para conseguir realizar as suas metas.


Linha do Coração

Revela tudo sobre as emoções, a sensibilidade e o amor. Também pode trazer informações sobre a saúde do coração e se apresenta de várias maneiras:

Longa e profunda: mostra um forte equilíbrio emocional, estabilidade no amor. Indica uma pessoa amável, que ama a vida.

Reta: revela alguém romântico e sonhador. Pode indicar também ingenuidade e forte tendência a acreditar em tudo, o que faz essa pessoa cometer muitos enganos.

Curvada para cima: revela a personalidade realista, dinâmica e cheia de boas energias. No entanto, esta pessoa tem dificuldades de demonstrar o que sente.

Distante da linha da cabeça : indica uma personalidade marcante, alguém que está sempre com os olhos no futuro e não se apega a tradições.

Próxima à linha da cabeça : mostra uma pessoa que tem os pés no chão e não gosta de correr riscos. Por não se deixar levar pelas aparências, é difícil de ser convencida, inclusive no amor.


Linha de Saturno

Traz informações sobre a profissão: sucessos, dificuldades ou transformações.

Forte e profunda: indica autoconfiança e oportunidades de êxito no trabalho.

Fina e rasa: é sinal de dificuldade pelo caminho que vão exigir força de vontade acima de tudo.


Linha de Apolo

Revela sensibilidade e muita criatividade.

Quando é forte mostra gosto especial pelas artes.
Se é fraca, indica pequenas dificuldades no amor.

Linha de Mercúrio

Também é conhecida como linha da saúde e começa junto ao pulso, podendo ser:

Sem cortes: quer dizer vida longa, saúde de ferro.

Com cortes: mostra alguns problemas com o aparelho digestivo e também doenças ginecológicas sem gravidade, mas é preciso sempre consultar um médico.

Montes




Monte de Vénus - está ligado ao amor e à sexualidade. Quando é alto, indica uma pessoa de sensualidade marcante e que vive grandes paixões. Se for achatado, aponta alguém com problemas de relacionamento ou sexuais.
Monte de Júpiter - corresponde às realizações da vida e ao modo como nos relacionamos. Se for saliente, demonstra capacidade de liderança e força de vontade. Monte de Júpiter achatado indica autoconfiança e dúvidas em relação a outras pessoas.
Monte de Marte - relacionado à coragem. Se é saliente, revela uma pessoa descontraída e decidida. Achatado, mostra timidez e insegurança para enfrentar desafios.
Monte de Saturno - revela o que temos em nosso interior. Quando é saliente, indica uma personalidade reservada, que se guarda em si mesma. Se for achatado, mostra optimismo, mas também instabilidade emocional.
Monte do Sol - está directamente relacionado às nossas energias. Saliente, indica uma pessoa dinâmica, porém dispersa. Achatado, uma certa apatia e dificuldade em se adaptar a novos meios.
Monte de Mercúrio - refere-se à comunicação. Quando é alto, indica uma pessoa com facilidade em se expressar. Achatado, revela alguém com dificuldades de defender as próprias ideias.
Monte da Lua - expressa a sensibilidade e a criatividade. Um monte da Lua desenvolvido demonstra alguém com habilidade para as artes. Se achatado, revela uma pessoa excessivamente apegada à realidade.