12 de dezembro de 2011

Mude a sua vida: o Poder das Afirmações


Afirmo com toda a convicção: pode mudar a sua vida para melhor, porque traz dentro de si as ferramentas necessárias para isso. Mas isso, se é leitor do CelestialCocoon, já sabia! Deixo então uma nova ferramenta, muito eficaz e já testada por mim! Essa ferramenta é o pensamento e as suas crenças, também conhecidas como afirmações.

Uma afirmação é qualquer coisa que diz ou pensa. Não nos damos conta disso, mas muitas vezes os nossos pensamentos são bastante negativos, seja a nosso próprio respeito, seja a respeito dos outros, das experiências que vivemos e do nosso futuro. Expressamos os nossos pensamentos em palavras, e se os pensa­mentos são negativos, as palavras também o serão. "Sou mesmo parva!", "Só crio problemas", "Isso é muito difícil, nunca vou conseguir" são pensamentos que temos e frases que pronunciamos sem perceber o efeito negativo que exercem sobre nós. Todo o seu diálogo interno é um fluxo de afirmações. Se estiver atento, verifica que usa afirmações a todo momento, quer esteja consciente ou não. Afirma e cria as suas experiências de vida a cada palavra ou pensamento.

Uma afirmação abre a porta, sendo o ponto de partida do cami­nho para a mudança. É como se, de repente, informasse o seu subconsciente que está a assumir a responsabilidade pela sua vida.

As afirmações expressam as crenças a respeito de nós e do mundo, que vão sendo construídas desde a infância. Uma crian­ça criada num ambiente de respeito e amor, que se sentiu acolhida e valorizada, tem uma visão - uma crença - a respeito de si mes­ma bem diferente daquela que foi abusada, ignorada, desres­peitada. É muito fácil imaginar o que acontece com cada uma dessas crianças. A primeira vai gostar de si mesma, vai acreditar na sua própria capacidade, vai relacionar-se amorosamente com os outros e não vai deixar-se desrespeitar. A outra, estará sempre na defensiva, à espera de hostilidade dos outros, relacionando-se com eles como a pessoa desvalorizada que acredita ser, deixan­do-se desrespeitar. Talvez na idade adulta ela diga que deseja encontrar um parceiro que a ame e respeite, mas a sua crença mais profunda impedi-la-á de fazer isso, porque ela não se sente merecedora de um relacionamento de qualidade.

Pensar negativamente não é um defeito seu. Simplesmente nunca aprendeu como pensar e falar. Essa descoberta de que os pensamentos criam as nossas experiências é bastante recente. Os seus pais, provavelmente, não sabiam disso, portanto não lho podiam ensinar. Eles simplesmente reproduziram o modo como os pais deles os ensinaram a ver a vida. Ninguém está errado. Mas está na hora de despertarmos e começarmos a criar nossas vidas conscientemente, de um modo que nos satisfaça e fortaleça. Você pode fazer isso. Eu posso fazer isso. Todos nós o podemos!

Pronunciar afirmações é apenas parte do processo. O segredo para que as afirmações funcionem de modo rápido e constante é preparar uma atmosfera propícia ao seu desenvolvi­mento. As afirmações são comparáveis a sementes lançadas na terra. Um solo pobre será sinónimo de pouco desenvolvimento, e um solo fértil, de desenvolvimento abundante. Quanto mais escolher pensamentos que lhe dão bem-estar, mais rapida­mente as afirmações produzirão efeito.

Então, tenha pensamentos felizes. Basta isso. E é viável. A escolha do modo de pensar é exatamente isso: uma escolha. Normalmente, tem a sensação de que os pensamentos invadem sua mente sem o seu controlo. A partir de hoje... de agora... pode escolher mudar o seu modo de pensar. Não pense que é um processo mágico e que a sua vida vai mudar de uma hora para outra. Porém, se per­sistir e escolher diariamente ter pensamentos agradáveis, posi­tivos, que lhe dêem satisfação, sem dúvida irá perceber aos poucos mudanças positivas em todas as áreas da sua vida.

Quando começar a prestar atenção ao que pensa,  vai horrorizar-se ao perceber a quantidade de pensamentos negativos. Aos poucos, quando se surpreender a ter um pensamento negativo, dirá: "Este é um pensamento antigo, escolho não pensar mais desta forma." Em seguida, substitua o pensamento negativo por um positivo o mais rapidamente que puder.

Reunimos aqui diversas afirmações positivas para serem usadas. Todos os meses, serão "postadas" mais algumas. É muito importante fazer diariamente essas mentalizações, várias vezes ao dia, pois são "ordens" que damos ao nosso subconsciente e ele trata de realizar. Assim é possível desfazer as programações mentais errôneas, negativas, e substituí-las por programações mentais corretas, positivas. Agindo assim, executamos uma verdadeira limpeza no subconsciente e evoluímos interiormente. Pode fazer as mentalizações do mês corrente ou de qualquer outro mês. Para uma vida feliz, mentalizar várias vezes ao dia, na certeza de que a mente é a força criadora da realidade.

  • O amor faz milagres em minha vida
  • O meu coração irradia amor e paz
  • Eu atraio cada vez mais felicidade e amor
  • É maravilhoso ser quem sou
  • Aproveito cada minuto com alegria e sabedoria
  • Consigo realizar tudo o que desejo
  • Tenho o poder de realizar os meus desejos
  • A serenidade toma conta das minhas tarefas
  • A sabedoria toma conta dos meus negócios
  • Eu mereço e conquisto sucesso profissional
  • Eu atraio pessoas alegres e verdadeiras
  • As pessoas que amo estão sempre perto de mim