2 de novembro de 2011

Raiva - Uma história Budista


Conta uma velha lenda budista que um menino tinha mau génio. O seu pai, um velho sábio, deu-lhe um saco de pregos e lhe disse que, a cada vez que perdesse a paciência, ele deveria pregar um prego atrás da porta.

No primeiro dia, o menino pregou 37 pregos. À medida que ele aprendia a controlar o seu génio, pregava cada vez menos pregos. Com o tempo, descobriu que era mais fácil controlar seu génio do que pregar pregos atrás da porta. Chegou o dia em que pode controlar seu caráter durante todo o dia. Depois de informar o seu pai, este sugeriu-lhe que retirasse um prego a cada dia que conseguisse controlar o seu caráter.

Os dias passaram e o jovem pode finalmente anunciar ao seu pai que não havia mais pregos atrás da porta. O seu sábio pai pegou-lhe pela mão, levou-o até a porta e disse: “Meu filho, noto que tens trabalhado muito, mas veja todos estes buracos na porta. Nunca mais será a mesma. Cada vez que perdes a paciência e sentes raiva, deixas cicatrizes exatamente como as que vês aqui. Tu podes insultar alguém e retirar o insulto, mas, dependendo da maneira como falas, poderás ser devastador e a cicatriz ficará para sempre. Uma ofensa verbal pode ser tão daninha quanto uma ofensa física."