13 de outubro de 2011

Reiki - História


 
O Reiki é um dos métodos de cura mais antigos que a humanidade conhece. É uma forma de encarar a vida, uma técnica que não é só para ser praticada, mas também para ser vivida. Ao longo do tempo, o Ser Humano foi cultivando e valorizando cada vez mais a sua vertente racional, lógica e dedutiva, deixando de lado a nossa intuição, sensibilidade e criatividade.


O Reiki é um dos métodos de cura mais antigos que a humanidade conhece.  Houve muitas lendas sobre milagres de cura dos Grandes Mestres, mas os relatos ficaram, em grande parte, perdidos. A história do Reiki desenrola-se desde os primórdios da humanidade, sendo certamente mais antigo que qualquer relato escrito.

O Reiki é uma parte de cada um de nós. Na antiga civilização, hoje conhecida como MU, as crianças recebiam o Reiki Nível 1 no começo da escola primária e o nível 2 durante o colégio. Quando as pessoas da cultura-raiz deixaram a terra de MU para colonizar o que hoje é a Índia e o Tibete, o Reiki continuou com elas.

Pensa-se que a arte de curar através da imposição das mãos teve origem no Tibete, tendo sido redescoberta no Japão, no século XIX, pelo Dr. Mikao Usui.

A palavra japonesa Reiki poderá ser traduzida também por Energia Vital Universal. O seu ideograma é composto por dois kanjis: o Rei e o Ki.
  • Rei significa universal e refere-se à parte espiritual, à essência energética cósmica que permeia todas as coisas e circunda tudo o que existe.
  • Ki é a energia vital individual que flui e pulsa em todos os seres vivos. Quando a energia Ki deixa o corpo físico, ele deixa de ter vida.
Para entendermos o Reiki, necessitamos compreender que todo o ser vivo é composto de energia, da energia vital. Essa energia de força vital é a fonte da própria vida, a força que anima o Ser, sem a qual a vida não existiria. A energia vital, o “Ki”, é conhecida desde a antiguidade. Encontramos diferentes palavras nas diversas culturas e religiões do mundo para a denominar!

A energia vital influencia todos os aspectos da nossa vida. É, por isso, importante que o seu fluxo circule livremente em nós e à nossa volta. A fonte do Ki está no ar que respiramos, nos alimentos e na água que ingerimos, no nascer do Sol e no sono. Pode aumentar- se a energia Ki através de exercícios respiratórios e da meditação. Se existe um nível elevado de Ki, significa que somos fortes, confiantes, gostamos da vida e somos capazes de enfrentar desafios. Um baixo nível de energia Ki significa uma força vital fraca, um funcionamento do corpo e da mente diminutos e, consequentemente, vulnerabilidade para doenças. O Ki dá vida e alimenta os órgãos, as células e os tecidos e é responsável por melhorar as funções vitais. A energia Ki responde aos nossos pensamentos e às nossas emoções.

Sempre que há redução ou bloqueio na circulação da energia vital, o corpo enfraquece, as funções vitais deixam de se processar ao ritmo apropriado e poderão aparecer desordens físicas ou mentais. O Reiki é um dos métodos mais eficazes para remover bloqueios energéticos, permitindo reabastecer e reequilibrar a energia do corpo, criando um estado de harmonia.

A simplicidade do Reiki é tão poderosa que temos alguma dificuldade em compreender e aceitar a sua eficácia. Contudo, para que ele faça efeito, não é preciso acreditar nele: basta senti-lo!


Mikao Usui e a (Re)Descoberta do Reiki

 Foi graças à perseverança e fé de um homem que nasceu no Japão a 15 de Agosto de 1865, em Taniai, chamado Mikao Usui, que o Reiki foi redescoberto tendo vindo a ser transmitido por Mestres de Reiki sendo, actualmente, praticado em todo o mundo. Esta arte, uma antiga cura pela imposição das mãos, já era mencionada em sânscrito pelos antigos sutras da Índia, há mais de 2.500 anos.

O jovem Usui frequentou uma Escola de Budismo Tendai que ficava perto do monte sagrado, o Monte Kurama. Além dos ensinamentos intelectuais que teve, também teve acesso ao estudo de Artes Marciais e ao Kiko, um método de cura baseado no uso e trabalho da Energia Vital. Ainda na sua juventude, Usui viajou para o estrangeiro à procura de novas experiências que lhe permitissem enriquecer os seus conhecimentos e ampliar os seus horizontes. Nas suas buscas existenciais, mergulhou no estudo aprofundado de ciências como a psicologia, metafísica, a história, a medicina e as religiões cristãs e budista.

Quando se tornou adulto, transformou-se num homem de negócios. Um dia, tudo começou a correr mal para Usui, tendo este de procurar novas soluções para a sua vida.

Após longos estudos infrutíferos, Mikao percorreu diversos mosteiros Zen, Budistas e Tibetanos. Nestes últimos, teve oportunidade de estudar os Sutas Tibetanos que descreviam episódios em que Jesus curava com as mãos. Mas estes textos, não explicavam como, ou seja, não explicavam a forma de activar a Energia, nem como aplicá-la.

Desta forma, sem respostas e a conselho do seu Mestre, Usui decidiu retirar-se para a montanha sagrada, Monte Kurama, para fazer meditação e jejum de forma a encontrar orientação divina.

Na madrugada do 21º dia, Usui viveu uma experiência mística de iluminação e inspiração, na qual um feixe de luz lhe entrou através da cabeça, sendo-lhe revelado o mistério da cura através das mãos.

Esta Luz que envolveu Usui era o Reiki, que chegou sob forma de sintonização. Pelo ocorrido, sua consciência começou a expandir-se mais e mais e ele concluiu que estava possuído por uma força poderosa, porque podia curar as pessoas sem precisar usar sua própria energia para isto.

O Monte Kurama, onde Usui passou por seu "Anjin Ryumei" (estado permanente de Paz) é agora uma montanha sagrada.

Há quem diga que a descoberta do Reiki esteve na origem de Mikao Usui ter sido questionado, pelos seus alunos, sobre como Cristo curava com as mãos, sendo esta uma ideia interessante e, ao mesmo tempo, curiosa.

Para Usui e para a sua família, os resultados práticos da sua experiência e das revelações foram muito rápidos e evidentes.

Detentor de uma fórmula tão única e importante, o Mestre decide partilhar esta bênção com todas as pessoas que dela necessitavam, em vez de guardar o conhecimento para si, como era hábito nesta época, como património familiar. Desde então, rapidamente começa a ser conhecido como curador, sendo procurado por pessoas vindas de todos os cantos do Japão!

A partir da Revelação que teve e com a ajuda dos estudos que havia feito na juventude, cria o Sistema de Cura Reiki, que define como “um método para libertar o corpo e a mente”.

Em Abril de 1922, Mikao Usui muda-se para Tóquio, para próximo do santuário de Meiji, e funda a primeira associação de Reiki, que ainda hoje existe, a Usui Reiki Ryoho Gakkai. Aqui, Usui começa a ensinar todos os que querem aprender e a formar os primeiros Mestres de Reiki, os únicos aptos a ensinar e iniciar reikianos.

Após o terramoto de Kanto, em Setembro de 1923, movido pela compaixão que sentiu pelas vítimas, Mikao Usui e os seus discípulos dedicam os seus dias percorrendo toda a cidade. Por este trabalho de extremo Amor, obteve a condecoração Kun San To, destinada aqueles que se distinguem pelo seu empenho em causas humanitárias, dado pelo próprio Imperador.

Em Fevereiro de 1925, Usui abriu uma nova escola em Nakano, vindo a falecer subitamente depois de um dos seus seminários, a 9 de Março 1926, aos 62 anos, deixando mais de 2000 alunos, 20 com grau de Mestre. Após a sua morte, a direcção da escola foi entregue a um dos seus alunos e amigo, o Sr. Ushida.

Em sua homenagem, foi feito o Memorial Usui onde foi escrito, em japonês antigo no ano de 1927, pelo Sr. Okata, um membro da Usui Reiki Ryoho Gakkai e pelo Sr. Ushida a transição de Usui Sensei:

Aquele que estuda com afinco (prática de meditação) e trabalha assiduamente para desenvolver corpo e mente como objectivo para se tornar uma pessoa melhor é chamado "Um homem de grande espírito". Pessoas que utilizam este grande espírito com propósito social isto é, ensinar o caminho certo para muitas pessoas e fazer o bem colectivo, são chamadas "professores". Dr. Usui foi um destes professores. Ele ensinou o Reiki do Universo. Incontáveis pessoas pediram-lhe para que lhes ensinasse o grande caminho do Reiki e que as curasse.
(…)
Dr. Usui era casado com a Sra. Sadako, cujo nome de solteira era Suzuki. Eles tiveram um filho e uma filha. O filho, Fuji Usui, levou adiante os negócios da família após o falecimento do seu progenitor. Dr. Usui era uma pessoa muito calorosa, simples e humilde. Ele era saudável fisicamente e bem proporcionado. Ele nunca se deu por vencido e sempre tinha um sorriso na sua face; era também muito corajoso face à adversidade. Ele era ao mesmo tempo uma pessoa muito prudente. Os seus talentos eram muitos. (…) O Reiki não só cura doenças, mas também amplia habilidades inatas, harmoniza o espírito, traz saúde ao corpo, e tudo isto nos ajuda alcançar a felicidade. Para ensinar isto aos outros você deve seguir os cinco princípios do Imperadir Meiji e contemplá-los a partir do seu coração.
(…)
A meta final é compreender o método secreto antigo para se alcançar a felicidade (Reiki) e desta forma descobrir a cura para múltiplas enfermidades. Se esses princípios são seguidos poderá atingir a grande tranquilidade mental dos sábios da antiguidade. Para difundir o sistema de Reiki é importante começar de um lugar junto de você (você mesmo), não principie por algo distante como filosofia ou lógica.
(…)
Se Reiki puder ser difundido pelo mundo, ele irá tocar o coração humano e a moral da sociedade. Ele será útil para muitas pessoas e não curando apenas doenças, mas a Terra como um todo
. (…) ”


Expansão do Reiki para o Ocidente


Hayashi, Aprendiz de Usui
Em 1925, um ano antes da morte de Usui, Dr. Chujiro Hayashi, médico da marinha japonesa, foi ensinado por Usui. Nessa altura, e por uma razão desconhecida, Usui disse a Hayashi que ele deveria deixar a Usui Reiki Ryoho Gakkai e deveria começar uma associação nova. Isso foi feito e Hayashi, com base nos seus conhecimentos médicos, desenvolveu e alterou o sistema criado por Usui, abrindo uma associação chamada “Hayashi Reiki Kenkyukai”.

Hayashi desenvolveu um novo estilo de Reiki tendo em conta a doença de cada um dos seus pacientes, assim como os resultados obtidos com a aplicação do tratamento. Desta forma, criou um manual com posições de mãos para cada uma das doenças!

Na sua pequena clínica, Dr. Hayashi começou a ter muito sucesso, sendo convidado a ensinar o Reiki por todo o país.


Takata, Primeira Mulher Americana a aprender Reiki


Foi no ano de 1935, que uma senhora japoneses nascida nos EUA (Hawai) chamada Hawayo Takata se dirigiu ao Japão para se submeter a uma cirurgia, gravemente doente. Viúva e com filhos, depois da morte da sua irmã mais nova a Sra. Takata decidiu ir ao Japão informar os seus pais do falecimento da sua irmã e tratar de um grave tumor no abdómen ao qual iria ser operada.

A operação não chegou a acontecer, uma vez que a Sra. Takata ouviu falar de um novo método de cura que requeria maior tempo e que era muito eficaz.

Sendo apresentada ao Dr. Hayashi, que tratou dela por um ano, a Sra. Takata obteve uma recuperação total e quis aprender Reiki. Devido a ser uma mulher e americana, o ensino deste novo método de cura não era visto com muito entusiasmo por todos os que rodeavam Dr. Hayashi. Depois de muita insistência, o Dr. Hayashi ensinou a Sra. Takata que acabou os seus estudos em 1938.

A partir desta data, e até à sua morte, a Sra. Takata empenhou-se na divulgação do Reiki, tanto nos EUA, como no Canadá. Teve uma vida intensa e dedicada, formando mais de 22 mestres de Reiki que, por sua vez, espalharam esta técnica de cura por todo o mundo Ocidental.

Ela foi a primeira pessoa no Ocidente a quem foi permitido ensinar. Quando faleceu, a 12 de Dezembro de 1980, deixou 22 Mestres de Reiki iniciados e prontos a espalhar o Reiki por todo o Mundo!

Se hoje o Reiki é conhecido e praticado por milhões de pessoas por todo o mundo, não restam dúvidas que o devemos a essas três pessoas: a Mikao Usui, ao Dr. Hayashi e a Hawayo Takata.

Tanto o Dr. Hayashi, como a Sra. Takata modificaram o Reiki de acordo com a cultura Ocidental de forma a que este fosse mais simples e prático.

Sendo o Reiki a força da Energia Universal da Vida, este adapta-se às características daqueles que o praticam, uma vez que a Energia é a mesma em todos os lugares, seja qual for a cultura e filosofia de vida de uma pessoa.

A maioria de nós foi educado sem saber lidar com as suas emoções sendo que, mais tarde, acabamos por não saber viver connosco e muito menos com os outros.

Uns dos objectivos do Reiki, é que sejam revistas as noções que herdámos e assimilámos como sendo nossas, serenando o mental e experimentando um equilíbrio e harmonia entre este e o emocional. Sem stress, sem pressas, com meditação, amor, cheios de imaginação e livres, de forma a viver o que a vida tem para nos dar de forma plena.

É este o propósito do Reiki, também chamado de Amor Incondicional ou Energia Divina.