25 de outubro de 2011

Druidismo - Amor pela Natureza


“Os professores abrem as portas, mas cabe-nos a nós entrar”

Venha conhecer o Druidismo, uma forma de restabelecer as ligações que perdemos entre nós e a Natureza, ou seja, entre nós e a Fonte Universal de Energia.

Inicialmente, todos os Seres Humanos estavam conectados com a Natureza e viviam quer dela, como para ela. Um cuidava do outro e vice-versa. Actualmente, essa ligação perdeu-se, uma vez que há cada vez menos Natureza e que esta é constantemente destruída por nós.  Hoje em dia, torna-se fundamental este laço perdido a um nível profundamente consciente e cheio de significado: estar ligado à terra, aos quatro elementos, às estações, aos animais, aos astros e às pedras! Estarmos ligados às plantas e às árvores. Esta é a proposta do Druidismo! Uma comunhão com o todo, de forma espiritual e divina, na qual a Natureza é o principal canal.

Os Druídas não constroem templos ou locais de culto: para eles, o mundo da Natureza é o seu templo, podendo ser acedido em qualquer lugar: num monte, numa clareira, na nossa mente ou até no interior de uma casa. O Druidismo, tal como ele é praticado hoje em dia, é o resultado directo de um movimento que começou com os Celtas, os Druídas e com os filósofos pagãos do Mundo Clássico. O tema comum que atravessa este fio condutor é, basicamente, a visão do Divino na Natureza. Como tal, é uma relação de Natureza, sem fundador, aos contrário das religiões reveladas (que têm inicio num individuo a quem é revelado o caminho espiritual: Buda, Jesus, Maomé,…). Esta religião exprime o amor pela terra, animais e árvores, vendo o Homem como parte de um todo orgânico uno com a Natureza.

De forma a estimular e iniciar novos pensamentos, acções, sentimentos e práticas, a Tradição Druídica preserva a semente e a sabedoria raiz dos nossos antepassados, talhando o caminho para o auto-conhecimento e de desenvolvimento espiritual através de um conjunto de ideias metafísicas que irão despertar os nossos sentidos interiores. Um caminho longo, que necessita de paciência e de forma moral.

As sete Dádivas do Druidismo

  1. A Filosofia: uma forma de vida que nos convida a proteger e a respeitar o ambiente e nos faz perceber qual o nosso papel na grande teia da Criação. 
  2. O contacto com a Natureza: um sentimento de uno com a Natureza, com os nossos antepassados, com o nosso corpo e Espírito. O respeito e a comemoração dos ciclos sazonais. 
  3. Cura: Práticas que promovem a cura, o rejuvenescimento, a saúde e a longevidade.
  4. Ver a vida como uma viagem: análise de todos os rituais simbólicos da nossa vida. 
  5. Outras realidades: exploração de outros estados de consciência através da meditação, visualização e viagem xamânica, da música, do canto e casas de suor. 
  6. Desenvolvimento do potencial: desenvolvimento pessoal das capacidades criativas, psíquicas, intuitivas e do crescimento espirito-intelectual. 
  7. A Magia: a arte de descobrir e nutrir o nosso poder espiritual.
Por estas razões e por muitas outras, o Druidismo ajuda-nos a viver uma vida mais plena no agora. Esta Tradição é um caminho onde a sabedoria ancestral é espelhada e compreendida.